segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Sarau Literário na Dom da Palavra

Terça-feira que vem, dia 15, das 19h às 21h, vamos fazer um Sarau Literário edição especial na Livraria, Restaurante e Cyber Café Dom da Palavra. Para quem não sabe, o sarau é um espaço para quem quiser recitar ou ler poesias de sua autoria ou de seus autores favoritos. Vale tudo. A Berê Fuhro Souto já confirmou presença com uma performance sobre pesquisa de movimento.
Espero contar também com a participação de minhas amigas atrizes Márcia Monks, Raquel Franz e Dany Mendiondo, entre amigos e parceiros do COP e do TEP. Vou aproveitar para recitar algumas das minhas "tentativas" de fazer poesia.

Aliás, aproveito o momento para comentar minha recente frustração na área. Participei do edital de um concurso de poesia realizado pela prefeitura de Pelotas, poucos meses atrás. De acordo com o edital, seriam escolhidos 30 trabalhos, entre os concorrentes, para o lançamento de uma antologia poética. Resulta que o corpo de jurados - composto, se não me equivoco, por três senhoras que já foram presidentes da Academia Pelotense de Letras - decidiu que apenas seis dos trabalhos inscritos eram dignos de publicação, abortando a idéia inicial da antologia porque "não havia trabalhos bons suficientes".
Eu me pergunto quais terão sido os critérios destas senhoras para chegar a esta conclusão, será que os poemas em questão não tinham "a métrica perfeita, feita como se fosse receita" ou "palavras rebuscadas, cuidadosamente escolhidas" (retirada do poema "A beleza da poesia", de minha autoria, que já está neste blog, mais abaixo).
Bueno, talvez os meus poemas sejam mesmo uma porcaria - não dá para julgar o próprio trabalho, seria muita pretensão minha achar que meu trabalho é bom - mas apenas seis dos inscritos tinham "qualidade literária"? A poesia é, no meu ponto de vista, um meio de comunicação para a gente expressar o que vai na alma e, com certeza, também deve ser lido com a alma. Um bom poema é aquele que comunica algo, que mexe, de alguma forma com quem o lê, ou somente tem "qualidade literária" o poema "quadradinho", por mais aborrecido e previsível que seja?
Depois as pessoas não entendem porque é cada vez mais reduzido o número de pessoas que participam destes editais.

Terça-feira que vem, então, será o "happy hour da revanche", ha ha. Um espaço aberto para as almas dizerem o que têm a dizer, sem sensura, sem barreiras. Lá na Dom da Palavra. Prestigie!!

Nenhum comentário: