domingo, 3 de abril de 2011

Consciênca




A Cia Pelotense de Repertório apresenta...
CONStânCIa e HortÊNCIA
Com Joice Lima e Maureen Mantovani
Dirigido por Ana Alice Müller

Sinopse: Constância e Hortência, duas mulheres em conflito, após a perda de uma pessoa querida. Enquanto Constância carrega sozinha o peso da culpa - e também é a mais leve das duas, justamente por se permitir sofrer -, Hortência se exime de qualquer responsabilidade e acusa a outra, duramente, pelas injustiças cometidas. Mas a mente, às vezes, nos prega peças, pode ser confusa, nebulosa... As duas passam a confundir os sentimentos de dor, remorso, ódio, autopunição, e, aos poucos, aflora uma certa compreensão e cumplicidade, entre elas.
O espetáculo foi concebido em linguagem simbolista, a partir de pesquisa corporal. Com a orientação da coréografa Catia de Carvalho, da UFPel e dirigidas por Ana Alice Müller, as trizes experimentaram uma série de movimentos, a partir da metodologia sistematizada por Rudolf Laban - considerado o maior teórico da dança do século XX. No cenário, apenas duas longas peças de elástico utilizadas para explorar a tensão exigida entre as duas personagens. Acompanhamento musical, em solo de guitarra, ao vivo, pelo músico João Mantovani.
Em 2010, Constância e Hortência foi apresentado em outubro na Escola Adolfo Fetter, de Pelotas, pelo projeto Cena Literária; em novembro, no Colégio Municipal Pelotense, durante o 4º Encontro de Teatro de Pelotas, realizado pela Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult) e em dezembro na Mostra Cena e Som, da UFPel.

Gênero: drama psicológico
Concepção estética: simbolista
Duração: 24min


Ficha técnica:
Direção: Ana Alice Müller
Elenco: Joice Lima e Maureen Mantovani
Texto dramatúrgico: Joice Lima
Figurinos e adereços cênicos: o grupo
Música ao vivo (guitarra): João Mantovani

Link de matéria sobre apresentação:
http://www.pelotasconvention.com.br/noticia/--apresentacao-do-cena-literaria-lota-ginasio-do-areal-f78388d9-6704-4809-9bff-e92af7f43271

Nenhum comentário: